Pronto Socorro
Setor destinado ao atendimento a pacientes em estado de urgência ou emergência.
No Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Caldas o atendimento é priorizado de acordo com o Protocolo de Manchester (protocolo internacional para atendimento de urgências e emergências), que define uma cor para cada situação e o tempo indicado para o atendimento:
Prioridade | Descrição |
Vermelho |
Emergência – neste caso o paciente necessita de atendimento imediato. 0 minuto |
Laranja |
Muito Urgente – o paciente necessita de atendimento o mais prontamente possível. 10 minutos |
Amarelo |
Urgente - não é considerado emergência pois o paciente possui condições clínicas para aguardar que os atendimentos muito graves sejam realizados primeiro. 60 minutos |
Verde |
Pouco Urgente – é o caso menos grave, que exige atendimento médico, mas pode aguardar. 120 minutos |
Azul |
Não Urgente – é o caso de menor complexidade e sem problemas recentes. Este paciente deve ser acompanhado ao consultório médico ambulatoriamente ou ao Posto de Saúde (UBS). 240 minutos |