Nossa História
Nossa História.
“Deve-se exclusivamente ao Padre Francisco de Paula Trindade a fundação da Casa de Caridade, que a partir de 5 de dezembro de 1871, já havia registros de doentes falecidos lá.
Antes de morrer, teve ele o cuidado de doar o prédio à Província e à cidade, afim de que, por sua morte, o mesmo não interrompesse o nobre encargo, que se impusera, de atender, em todos os seus aspectos, aos reclamos do sofrimento alheio.
Só em abril de 1889, porém, a Casa de Caridade de Caldas logrou a sua existência regular e jurídica, mediante Estatutos próprios, com aprovação primeiramente do Bispo Diocesano Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho (eclesiasticamente, Caldas pertencia a São Paulo), e, a seguir pelo então Presidente da Província Visconde de Ibituruna. Tornando-se a Santa Casa de Misericórdia de Caldas.
Padre Trindade, oriundo da zona de Itapecerica ou de Oliveira neste Estado, aqui faleceu a 8 de agosto de 1880, depois de reger a paróquia durante trinta e nove anos.
Como único emblema de sua passagem pela paróquia e de sua atuação no campo da caridade, deixou apenas aquela imagenzinha que há cerca de 70 anos vem dominando o altar da velha Santa Casa”
A imagem de São Francisco de Paula está até os dias de hoje na sede da Santa Casa de Misericórdia de Caldas, agora guardada para seu cuidado, aguardando restauração, devido a deterioração sofrida com o passar dos anos.
Fonte: Jornal A Noticia, Ano 1, 10 de dezembro de 1944, Número 2.